quinta-feira, 21 de maio de 2009

Tutorial de Como Transformar Filmes DivX em DVD

DivX é uma variação do AVI ("Audio-Video Interleave"), formato completamente diferente do MPEG-2 usado nos discos de DVD.

Para converter os filmes DivX usaremos dois programas que podem ser baixados dos sites oficiais. As versões desses programas são shareware, freeware ou demo. E na maioria das vezes custam tão baratos que vale a pena gastar alguns dólares se você possui uma boa quantidade de filmes para converter.

Usaremos dois programas bastantes conhecidos:
VirtualDub, utilize o link para download http://www.virtualdub.org/
TMPGEnc, utilize o link para download http://www.tmpgenc.net/e_main.html

Não tenha pressa! Converter arquivos ("video encoding") leva um bom tempo e seu computador vai trabalhar bastante, então quando começar o processo procure não usa-lo para outras funções.
Lembre-se que você irá precisar também de um programa de autoração de DVD, use o seu favorito.

VirtualDub: Extraindo o áudio do seu arquivo de vídeo
Passo 1:Abra o arquivo AVI ou DivX no VirtualDub.
Clique em "File", depois em "Open video file".

Passo 2:Salve como arquivo de áudio WAV (confira se estão selecionados "Source audio" e "Direct stream copy" na opção "Audio"). Escolha o local aonde irá salvar seu arquivo. Isso pode levar de 2 a 5 minutos dependendo da velocidade do seu computador.
Clique em "File", depois "Save WAV". Agora você tem um arquivo WAV 48000hz (DVD Standard)
No VirtualDub é só isso! Agora vamos usar os arquivos criados no próximo programa, o TMPGEnc.

TMPGEnc: Convertendo o vídeo
Agora você vai aprender como converter AVI (vídeo) e WAV (áudio) em DVD, mas poderá também ser usado para criar VCD ou SVCD só precisando para isso mudar alguns parâmetros.

Passo 1:Escolha o padrão de vídeo. Normalmente NTSC (PAL, é o sistema europeu)

Passo 2:Selecione o arquivo AVI ou DivX, e o seu arquivo WAV (criado com o VirtualDub anteriormente).

Passo 3: O passo 3 será dividido em duas etapas:
1° etapa: "Filter settings" não selecione nenhuma das opções, somente clique em "Other Settings".
2° etapa: Clique em "Motion Search Precision" e escolha qual opção que você deseja na conversão. Clique em "OK" e a janela se fechará, em seguida clique em "Next" na janela "Filter Setting".

ATENÇÃO: O default na opção "Motion search precision" é "Motion estimate search (fast)" que levará 2 horas e 20 minutos para um filme de 90 minutos. Se você, assim como eu, deixa seu computador ligado durante a noite e vai dormir, você poderá escolher "Highest quality (very slow)" o que levará aproximadamente 6 horas para um filme de 90 minutos. Enfim, escolha a qualidade que você quer no "drop down".

Passo 4:"Bitrate settings". Como a intenção deste tutorial foi a de ajudar as pessoas que não possuem grandes conhecimentos, acredito que seja melhor não mexer nesta opção até que você compreenda melhor a relação entre bitrate e qualidade.

Passo 5:Dê um nome para o seu arquivo em "Output file", e escolha aonde quer salva-lo.

Pronto! Agora é só aguardar de 2 à 10 horas dependendo do tamanho do filme e da rapidez do seu computador. E você terá o seu filme convertido e pronto para ser utilizado pelo seu programa preferido para autoração.

Não nos responsabilizamos por danos materiais de qualquer espécie promovidos pelo uso dessas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário